Notícias

Encerramento das comemorações dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra

O encerramento das comemorações dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra marcou um momento significativo de união entre profissionais, pacientes e a comunidade.

A cerimónia contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas, da Coordenadora da Comissão Organizadora da Celebração dos 60 anos de atividade da Instituição, do artista plástico Victor Costa, de diversos profissionais do IPO e de doentes do Instituto.

A Presidente do Conselho de Administração aproveitou a cerimónia de encerramento para fazer um balanço positivo das atividades desenvolvidas, dado o empenho e dedicação da Coordenadora da Comissão Organizadora, Dr.ª Regina Silva, tendo agradecido, também, aos membros que compõem esta Comissão, sinalizando as iniciativas levadas a cabo, sob o lema “Construindo o Presente, entre o Passado e Futuro”.

As atividades foram desenvolvidas com sucesso, sendo que se irá dar continuidade a algumas delas, designadamente a “Caminhada Por uma Vida Saudável”.

Outras também mereceram particular destaque, como o almoço de Ano Novo, organizado pelo Serviço de Alimentação e Dietética, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, os vários eventos científicos abertos à comunidade, o carimbo comemorativo, o filme institucional alusivo às comemorações e a peça escultórica que está em execução.

As iniciativas foram pensadas para responder a 6 eixos: pessoas, comunidade, cuidado, memória, ciência e futuro, tendo-se entendido como primordial comemorar os 60 anos da atividade assistencial, inteiramente dedicada à prestação de cuidados na área da Oncologia.

A Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Margarida Ornelas, referiu a importância de destacar este marco histórico, reafirmando a identidade e valores do IPO de Coimbra. Por um lado, sinalizando o Passado, os 60 anos de uma História que se quer continuar a honrar e a preservar; por outro, destacando, no Presente, o trabalho de todos os profissionais que, todos os dias, fazem a diferença e dão o seu melhor, no cuidado ao doente oncológico, procurando a excelência, e, por último, perspetivou o Futuro que revelou ser auspicioso, dada a construção, em curso, de um novo edifício, com novos investimentos a este associados. Foi, ainda, referido que se procurou sempre ter as pessoas no centro das comemorações, reforçando o orgulho de “sermos IPO”.

No final da cerimónia e após uma breve explicação do artista Victor Costa, cada profissional recebeu uma serigrafia, da sua autoria, comemorativa dos 60 anos do IPO de Coimbra, a quem, na ocasião, foi dirigido um agradecimento especial pelo trabalho artístico. 

Foi um ano a celebrar o Presente, lembrando o Passado e projetando o Futuro do IPO de Coimbra.

O IPO de Coimbra encerra uma história ao serviço do doente oncológico que se quer continuar a preservar, afirmando a excelência dos seus profissionais e de todos aqueles que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da Instituição.

Atualizado a 29/12/2023

Voltar