Notícias

Prevenção das Úlceras Por Pressão (UPP), Um Compromisso Institucional

Conferência organizada pelo Grupo de Feridas do IPO de Coimbra.

Decorreu, ontem, no IPO de Coimbra, uma conferência sobre a “Prevenção das Úlceras Por Pressão (UPP), Um Compromisso Institucional”, evento organizado pelo Grupo de Feridas do IPO de Coimbra.

O objetivo desta iniciativa foi sensibilizar para esta problemática, assegurando a sua prevenção e a segurança do doente.

Na sessão de abertura coube à Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas, dar início aos trabalhos, aproveitando para valorizar a importância da iniciativa, realçando que se trata de um assunto que tem merecido crescente atenção da comunidade científica, dos profissionais e das próprias políticas de saúde, designadamente devido às implicações para a qualidade de vida da pessoa portadora deste tipo de ferida e aos encargos que acarreta, quer para o indivíduo, quer para a sociedade.

O Dr. Fernando Sousa, do Gabinete de Qualidade do IPO de Coimbra, apresentou as linhas mestras do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021/2026, seguindo-se a intervenção do Dr. Élio Rodrigues, Gestor do Risco Clínico, sobre “Notificação de UPP”.

Para encerrar a sessão, a Enf.ª Sylvie Gomes, do Grupo de Feridas, abordou o tema: “Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem.”

Atualizado a 30/11/2023

Voltar