Notícias

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Conferência “Cuidar (COM)paixão”            

14 out.23Auditório IPO Coimbra

O IPO de Coimbra associa-se à World Hospice and Palliative Care Association, e seus parceiros, incluindo as pessoas que vivem com necessidades de cuidados paliativos, para amplificar o tema deste ano, “Comunidades Compassivas: Juntos pelos Cuidados Paliativos”.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos visa apoiar as pessoas com sofrimento grave por doença, incluindo aqueles que se encontram em fim de vida, seus cuidadores e famílias.

As comunidades compassivas cuidam das pessoas, ajudam as pessoas a viver no lugar que consideram o seu lar, ligam as pessoas aos serviços, aumentam a consciencialização sobre as questões de fim de vida e capacitam todos os outros elementos da comunidade.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos incentiva que comunidades, instituições e prestadores de cuidados de saúde se unam e levantem as suas vozes para defender políticas e programas de cuidados paliativos que apoiem o objetivo estratégico de desenvolvimento de um bom estado de saúde e melhor qualidade de vida.

O desenvolvimento dos cuidados paliativos segue um modelo de saúde pública desenvolvido pela OMS que enfatiza a necessidade de políticas, educação, disponibilidade de medicamentos, empoderamento da comunidade e investigação com vista à implementação de melhorias.  Existem muitos obstáculos à concretização de cada uma destas componentes.

No IPO de Coimbra, durante a semana que antecede o dia 14/10/2023, terá lugar uma iniciativa “Cuidar (COM)paixão” para promover os cuidados paliativos, que culminará no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos com uma conferência, abrindo o auditório do IPO de Coimbra à população.

A entrada será livre, mas com inscrição obrigatória pelo formulário

Formulário de Inscrição

Veja o programa:

Atualizado a 10/10/2023

Voltar