Política da Qualidade
A Política da Qualidade do IPO de Coimbra visa atingir os melhores resultados, medidos em ganhos em saúde e satisfação do utente, através de uma eficiente utilização de recursos, em coerência com as políticas nacionais e institucionais.
A referência à qualidade está presente nos principais textos estruturantes da instituição, constituindo-se a respetiva melhoria contínua, como instrumento essencial para o desenvolvimento da missão que prossegue.
A qualidade assume-se como um compromisso institucional que visa:
- Promover uma prestação de cuidados cada vez mais eficiente que resulte em padrões de eficácia comprovada;
- Assegurar o respeito pela dignidade, confidencialidade e privacidade dos doentes;
- Promover o desenvolvimento da Gestão do Risco como prática contínua;
- Desenvolver sistemas de auditoria clínica e organizacional;
- Desenvolver avaliações do risco clínico e não clínico;
- Reforçar o compromisso institucional com a segurança do doente;
- Melhorar a qualidade apercebida pelos doentes;
- Assegurar um ambiente seguro e saudável para doentes, visitas e colaboradores;
- Criar uma cultura de transparência e partilha de informação com o público e colaboradores;
- Disponibilizar mais e melhor informação aos doentes sobre os seus cuidados de saúde e opções de tratamento;
- Melhorar a disseminação da informação e comunicação através de sistemas de informação eficazes;
- Assegurar que as capacidades e formação dos recursos humanos satisfaçam as necessidades da prestação de cuidados de saúde dos doentes.
Atualizado a 20/07/2023
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