Qualidade

Política da Qualidade

A Política da Qualidade do IPO de Coimbra visa atingir os melhores resultados, medidos em ganhos em saúde e satisfação do utente, através de uma eficiente utilização de recursos, em coerência com as políticas nacionais e institucionais.

A referência à qualidade está presente nos principais textos estruturantes da instituição, constituindo-se a respetiva melhoria contínua, como instrumento essencial para o desenvolvimento da missão que prossegue.

A qualidade assume-se como um compromisso institucional que visa:

  • Promover uma prestação de cuidados cada vez mais eficiente que resulte em padrões de eficácia comprovada;
  • Assegurar o respeito pela dignidade, confidencialidade e privacidade dos doentes;
  • Promover o desenvolvimento da Gestão do Risco como prática contínua;
  • Desenvolver sistemas de auditoria clínica e organizacional;
  • Desenvolver avaliações do risco clínico e não clínico;
  • Reforçar o compromisso institucional com a segurança do doente;
  • Melhorar a qualidade apercebida pelos doentes;
  • Assegurar um ambiente seguro e saudável para doentes, visitas e colaboradores;
  • Criar uma cultura de transparência e partilha de informação com o público e colaboradores;
  • Disponibilizar mais e melhor informação aos doentes sobre os seus cuidados de saúde e opções de tratamento;
  • Melhorar a disseminação da informação e comunicação através de sistemas de informação eficazes;
  • Assegurar que as capacidades e formação dos recursos humanos satisfaçam as necessidades da prestação de cuidados de saúde dos doentes.

Atualizado a 20/07/2023

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