Dia Internacional do Dador de Sangue
A fim de sinalizar o Dia Internacional do Dador de Sangue, que se comemora a 14 de junho, o Serviço de Imunohemoterapia do IPO de Coimbra, abriu as suas portas “internas”, para dar a conhecer o seu cuidado na gestão desse bem tão precioso.
Nesse sentido, foi convidada uma doente Oncológica seguida em consultas no Serviço, dependente Transfusional e uma Dadora de Sangue, ela também membro da Direção da Associação de Dadores de Sangue da Mamarrosa (ADASMA), Associação essa que há tempos atrás, quando a Instituição colhia também sangue, foi uma exímia colaboradora.
A Diretora do Serviço de Imunohemoterapia do IPO de Coimbra, Dr.ª Célia Spencer, aproveitou para chamar à atenção para uma questão que considera pertinente, alertando para o perigo da chamada “under transfusion”, uma vez que, a aposta Nacional (e bem) é de uma abrangência cada vez maior do programa “Patient Blood Management”, em vigor no IPO de Coimbra desde 2016 e reforçada desde 2018 após Despacho Nacional relacionado: “Existem situações clínicas que somente a transfusão de componentes sanguíneos resolve o problema do nosso doente, pelo que faz todo o sentido o slogan tão conhecido por todos: dê sangue, salve vidas”.
Por isso, nunca é demais agradecer aos Dadores de Sangue Portugueses, que efetuam a sua dádiva de forma “anónima e benévola”.
E esse agradecimento foi feito através de uma visita guiada pelo circuito do doente, desde a colheita de análises até a situação de possível transfusão. Uma homenagem feita em nome do Serviço de Imuno-hemoterapia, da Instituição e de todos os seus doentes que continuam a ser beneficiados com esse gesto tão nobre.

Atualizado a 15/06/2023
Voltar