Notícias

Programa ReADAPTAR

PROGRAMA ReADAPTAR

O Programa ReADAPTAR, criado pelo Serviço de Otorrinolaringologia (ORL), pretende criar um banco de próteses auditivas que possam ser readaptadas para os doentes oncológicos, potenciando a devolução da capacidade de audição aos doentes em seguimento no IPO de Coimbra, independentemente da fase da doença ou do tratamento. 

Este Programa, lançado hoje, funcionará da seguinte forma:

Quem pode doar 

Pessoas que, a título particular, queiram doar aparelhos em desuso.

Empresas/fabricantes que tenham próteses auditivas descontinuadas ou equipamentos de campanhas de “Retoma”.  

Empresas/fabricantes que possam fornecer equipamento e software de programação.  

São candidatos ao programa ReAdaptar  

Todos os doentes oncológicos do IPO de Coimbra que beneficiem de prótese auditiva (prescrita em consulta) unilateral ou bilateralmente, de acordo com a avaliação efetuada no Gabinete de Audiologia.  

Como será o processo de ReAdaptação 

Será efetuado um processo de validação dos equipamentos doados.  

Equipamentos que se encontrem em perfeito estado de funcionamento serão alvo de higienização.  

Só serão utilizados, para readaptar, os aparelhos auditivos (equipamento eletrónico), sendo descartados todos os moldes e carcaças que acompanhem o equipamento.  

No processo de readaptação serão utilizadas olivas ou moldes novos.  

Equipamentos que não estejam a funcionar serão canalizados para empresas de gestão de resíduos eletrónicos.  

Os candidatos ao Programa farão as consultas de adaptação e seguimento no Gabinete de Audiologia. 

Como entregar 

Preferencialmente, antes de doar deverá ser contactado o Serviço de ORL através do e-mail: orl@ipocoimbra.min-saude.pt.

As entregas deverão ser presenciais no Serviço de ORL, no período da manhã ou, em caso de impossibilidade, mediante envio por correio.

Atualizado a 19/05/2023

Voltar