Notícias

IPO de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra assinam protocolo de colaboração.

Os alunos de 4º e 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária irão acompanhar a atividade clínica no Serviço de Estomatologia de Cirurgia Maxilofacial IPO de Coimbra.

O presente protocolo de colaboração pretende recuperar uma parceria que existiu durante muitos anos, desde a criação do início do ensino de Medicina Dentária pela FMUC, em que os alunos realizavam rotações clínicas em vários serviços hospitalares afins, incluindo o IPO de Coimbra.

O estabelecimento deste protocolo constituirá um fator de diferenciação na formação pré-graduada dos estudantes de Medicina Dentária da UC na área da Oncologia Oral, visando uma formação diversificada, abrangente e multidisciplinar, para melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde oral à população.

Nesse contexto, os alunos de 4º e 5º ano do Mestrado irão acompanhar a atividade clínica de diagnóstico, tratamento e controlo/acompanhamento realizada pelos profissionais do Serviço de Estomatologia de Cirurgia Maxilofacial IPO de Coimbra. O presente protocolo prevê, também, a realização de cursos de estudos avançados da FMUC (Mestrados e Pós-graduações) na área da Oncologia Oral.

Para além da componente pedagógica, o protocolo hoje assinado, tem uma componente de atuação no âmbito da prestação de serviços à comunidade através da criação de canais otimizados de referenciação de pacientes entre as duas Instituições e o desenvolvimento de programas de prevenção e rastreio de cancro oral na população.

Por último, esta colaboração entre o IPO de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, prevê uma atuação na área da investigação, nomeadamente no âmbito epidemiológico (caracterização de perfis populacionais regionais), no diagnóstico (estudo de técnicas inovadoras) como, também, no tratamento (estudos de eficácia).

O protocolo foi assinado pelo Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Professor Doutor Carlos Robalo Cordeiro e pela Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas.

Voltar