Notícias

Ministra da Saúde no IPO de Coimbra

A Ministra da Saúde, Doutora Marta Temido, visitou hoje, dia 26 de novembro de 2021, o IPO de Coimbra.

Na deslocação, foi visitada a Empreitada de Requalificação do Edifício de Cirurgia/Imagiologia, com uma breve descrição técnica feita pelo Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos, Eng.º Vítor Neto Vaz. Houve, ainda, lugar ao descerramento de uma placa, sinalizando a visita da Ministra da Saúde.

Esta empreitada, um investimento aguardado há mais de uma década, visa a construção de um novo edifício que aumentará 32% a área de prestação direta de cuidados de saúde e melhorará de forma inexorável as condições para a prestação de cuidados.

Com um valor de 27.920.422€ (c/ Iva), o início da empreitada ocorreu no passado dia 28 de setembro.

Seguiu-se, já no Serviço de Radioterapia do IPO de Coimbra, a inauguração de um Acelerador Linear. No presente ano foram instalados no IPO de Coimbra dois novos aceleradores lineares, um investimento global de 5.833.890€ (c/ Iva), que permitirão garantir a capacidade de tratamento, de forma eficiente, clinicamente efetiva e de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica.

A Ministra da Saúde inaugurou o equipamento Halcyon, que iniciou o seu funcionamento no dia 14 de junho e visitou o segundo Acelerador Linear, equipamento entregue no passado dia 11 de setembro e que atualmente está na fase de commissioning.

Esta visita contou com uma explicação técnica conduzida pela Diretora do Serviço de Radioterapia, Doutora Paula Alves e pela Diretora do Serviço de Física Médica, Doutora Maria do Carmo Lopes.

Para além da Ministra da Saúde, Doutora Marta Temido estiveram, também, presentes na cerimónia as seguintes entidades: Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Doutor José Manuel Silva, a Presidente do Conselho Diretivo da ARS do Centro, Dr.ª Rosa Reis Marques, a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dr.ª Isabel Damasceno, a Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas, restantes membros do Conselho de Administração e demais entidades.

Voltar