Notícias

Campanha de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço

Entrevista a Dr.ª Ana Rita Nobre do IPO de Coimbra, pelo Porto Canal. A Make Sense Campaign – Campanha de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço decorre esta semana a nível internacional.

Liderada em Portugal pelo Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), pretende alertar para a importância do reconhecimento precoce desta patologia.Em Portugal, anualmente, registam-se cerca de 3000 novos casos e o impacto que este diagnóstico tem no bem-estar pessoal (físico e emocional) , profissional e financeiro é fortemente negativo.

Uma grande parte destes tumores são diagnosticados em fumadores e consumidores de álcool de forma continuada e excessiva mas outros factores de risco, como a infecção por HPV (Papiloma Vírus Humano) ou por EBV (Virus Epstein Barr, classicamente responsável pela mononucleose infeciosa), têm tido um papel cada vez mais relevante.

Uma das principais causas de morbilidade e mortalidade desta doença é o atraso de diagnóstico.

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce são cruciais pelo que a sintomatologia deve ser reconhecida e alvo de valorização adequada.

Voltar