Notícias

Comunicado | Plano de Vacinação | Covid-19

Na sequência das noticias vindas a público, sobre o Plano de Vacinação dos Profissionais do IPO de Coimbra, somos a esclarecer o seguinte:

O Plano de Vacinação dos Profissionais do IPO de Coimbra pauta-se pelo cumprimento das orientações emanadas pela Tutela, em articulação com o Plano de Contingência Institucional e de acordo com critérios que contemplaram a imprescindibilidade da atividade assistencial, risco de contágio no decurso da prestação de cuidados e especificidade dos profissionais de saúde.

O IPO de Coimbra trata doentes com especiais vulnerabilidades no que toca ao risco de contrair infeções, nas quais se incluem a infeção pelo Vírus SARS-CoV-2. Aliás, a tutela e a DGS atribuíram aos IPO de Coimbra, Lisboa e Porto um estatuto especial, comummente designado como “Covid-19 free”. No sentido de proteger doentes e profissionais, as medidas de proteção adotadas na Instituição ao longo da pandemia têm sido acrescidas relativamente à prática de outras instituições.

No pressuposto desta especial proteção, a vacinação no contexto do IPO de Coimbra assume especificidades próprias e assenta numa estratégia de prevenção e minimização do risco de contágio e contenção de potenciais surtos.

Foi naturalmente priorizada e assegurada a vacinação dos profissionais considerados elegíveis ao abrigo das orientações da Tutela. Em devido tempo, na observância dos critérios de prioridade e à semelhança do que já é prática da Instituição relativamente à vacinação contra a gripe sazonal, o IPO de Coimbra considerou colaboradores de algumas empresas prestadoras de serviços, colaboradores esses que são residentes na Instituição e que desenvolvem a sua atividade no contexto de elevada proximidade física com os doentes e outros profissionais.

Todo o processo de vacinação na Instituição foi planeado e organizado para evitar o desperdício de doses, tendo decorrido de forma transparente, com o devido reporte na plataforma Vacinas.

Voltar