29 de setembro - Dia Mundial do Coração

Sendo hoje o dia do coração o Serviço de Cardiologia relembra que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, seguida da atribuída às doenças oncológicas.
Não obstante apresentarem uma crescente sobrevida, ambas constituem, sobretudo se juntas, um enorme desafio assistencial.
Ademais a patologia cardiovascular (e cardíaca em particular) tem importante impacto no prognóstico oncológico.
Hoje, também porque vivem mais tempo, os doentes oncológicos têm maior probabilidade de desenvolverem cardiopatia.
O risco é potenciado por eventuais efeitos secundários dos múltiplos cuidados—terapêuticos e/ou diagnósticos prestados no contexto da sua patologia oncológica, e pela própria doença oncológica.
Na procura da saúde cardiovascular do doente oncológico, e da segurança dos tratamentos, o Serviço de Cardiologia tem vindo a modernizar a sua assistência e adaptá-la à nova realidade—diferenciação da consulta e dos exames complementares realizados, renovação de equipamentos, integração digital que está em curso, no sentido do diagnóstico e tratamento mais precoces de cardiopatias associadas aos cuidados oncológicos, identificação de doentes com maior risco cardiovascular, e do acompanhamento e/ou referenciação cardiológica.
Dr. Nuno Vasco C.R. Pacheco Mendes
Director de Serviço de Cardiologia do IPO de Coimbra
sns #ipocoimbra #ipodecoimbra #ipoc #ipocfgepe #coimbra #coracao

Atualizado a 17/02/2022
Voltar