Início da Obra do Bloco Operatório Periférico

A instalação do Bloco Operatório Periférico visa acolher parte substancial da atividade cirúrgica durante o período da obra de ampliação e requalificação do Edifício de Cirurgia.
A construção do novo Bloco Operatório teve início no dia 3 de agosto, com a instalação do estaleiro da obra, prevendo-se a sua conclusão até ao final do presente ano, estando a mesma a cargo da Iberconcept – Consultoria e Projetos, Lda. e a Medicinália Cormédica MCMedical Lda., em consórcio.
Este novo Bloco Operatório, que se traduz num investimento de 1,838 milhões de euros, incluirá duas salas operatórias, uma unidade de cuidados pós-anestésicos, uma sala de indução anestésica, uma zona de desinfeção, uma sala de desinfeção, vestiários, uma sala de arrumos, uma sala do pessoal, parque de camas, transfer e um posto administrativo.
O equipamento técnico específico deste Bloco Operatório será, posteriormente, transferido para o novo Edifício de Cirurgia, numa lógica de investimento antecipado.
O novo Bloco Operatório (assinalado a cor azul) será edificado junto ao Edifício de Oncologia Médica/Laboratórios, na platibanda em frente ao Serviço de Anatomia Patológica.
O Estaleiro da Obra (assinalado a cor verde) será instalado na zona adjacente à entrada do Serviço de Instalações e Equipamentos, não se prevendo alterações significativas na circulação de pessoas dentro do campus hospitalar.
O estaleiro e a área a intervencionar estarão sinalizados e com acesso reservado, cumprindo a Orientação da Direção-Geral da Saúde nº 34/2020 “COVID-19: Prevenção e Controlo de Infeção no Setor da Construção Civil.”.
A construção do Bloco Operatório Periférico é, incontornavelmente, o “lançamento da primeira pedra” da obra de ampliação e requalificação do Edifício de Cirurgia.
Isto porque, o atual Edifício de Cirurgia – onde atualmente funciona o bloco operatório – só poderá ser desativado depois de existir uma alternativa que garanta a continuidade da atividade cirúrgica.
A empreitada de ampliação e requalificação do Edifício de Cirurgia já foi adjudicada à empresa Embeiral – Engenharia e Construção S.A, após concurso público, pelo valor de 27,920 milhões de euros. O início desta obra está previsto para o segundo trimestre de 2021.
São estes investimentos que fortalecem a confiança dos nossos doentes e dos nossos colaboradores, num Hospital que aposta na inovação, na modernidade e na segurança.
Aproximando-se um forte período de obras, e prevendo-se alguns constrangimentos, o Conselho de Administração solicita a compreensão da comunidade para eventuais perturbações no normal funcionamento da Instituição.
Trabalharemos em condições e circunstâncias exigentes, num contexto ímpar relacionado com a pandemia de COVID-19, conscientes da responsabilidade acrescida que esta obra irá impor.
O Conselho de Administração agradece o empenho e contributo de cada um dos profissionais para a concretização desta obra, um investimento imprescindível e estruturante para o IPO de Coimbra e para a Região Centro, reforçando a confiança dos doentes e profissionais num Serviço Nacional de Saúde moderno, sustentável e seguro.
A cerimónia contou com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado da Saúde, Dr. António Sales, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, a Presidente do Administração Regional, Dr. Rosa Marques, Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Dr.ª Regina Bento, o Ex-Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr. Manuel António e a Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas.

Atualizado a 17/02/2022
Voltar