Notícias

Esclarecimento - IPO de Coimbra

No seguimento da notícia publicada na edição número 8265, do corrente, com o título “João Gouveia e Maló de Abreu falam sobre as obras do IPO”, vem o Conselho de Administração do IPO de Coimbra, por este meio esclarecer o seguinte:

A Proteção contra radiações está garantida, pois aquando da aquisição dos novos equipamentos as salas serão “capsuladas”.

Está prevista a externalização da Central de Esterilização, prática habitual em vários hospitais.

O projeto do novo edifício nunca contemplou estacionamento.

O acesso entre edifícios está adjudicado e em curso.

No que diz respeito aos testes, no início da pandemia houve necessidade de colaboração de entidades privadas pois o Serviço de Patologia Clínica não reunia as condições logísticas necessárias nem existia oferta pública. Esta colaboração cessou em maio de 2020, estando o IPO de Coimbra atualmente articulado com o Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Medicina e com o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra, tendo inclusive o Laboratório de Patologia Molecular do IPO sido certificado pelo INSA também em maio de 2020, o que permitiu internalizar parte dos testes realizados diariamente. O projeto do Laboratório de Virologia, contemplado no Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2, está também em fase de execução do projeto.

Como é prática em muitos Hospitais, uma das empresas com as quais o IPO de Coimbra se relaciona, colocou, a título de empréstimo, no IPO, um termociclador que permite a realização de PCR em tempo real.
Em abril de 2020, em pleno Estado de Emergência, não estando o equipamento a ser utilizado, naquele momento, no IPO de Coimbra, foi afetado a uma outra instituição, rentabilizando-o, numa altura em que, recorde-se, os recursos materiais eram escassos, e no pressuposto de que o mesmo retornaria ao IPO de Coimbra logo que necessário, o que se verificou em maio de 2020.

Pretendemos com este esclarecimento que as dívidas fiquem todas dissipadas, sendo que estamos sempre disponíveis para qualquer esclarecimento necessário, bastando remeter as mesmas para: gabinetecomunicacao@ipocoimbra.min-saude.pt

Primeira Imagem Destaque
Voltar
imagem do post do 2230Esclarecimento – IPO de Coimbra